Entre as mulheres que planejaram a gravidez durante muito tempo e aquelas que foram surpreendidas por um teste positivo, existe algo em comum: o medo de ser mãe. Já são mais de 25 anos de pediatria e não me recordo de conhecer uma família totalmente segura com a chegada de um bebê. Eu também fui do time das cheias de incertezas.
É que nesse caso, a insegurança caminha lado a lado com a consciência de que a vida será diferente após a chegada de um novo membro na família. As noites de sono se tornarão mais curtas, haverá o desafio da amamentação, dos compromissos, da volta ao trabalho… A sensação é que os dias passarão em outro ritmo.
“Será que vale a pena compartilhar meu próprio tempo com um serzinho que, por muitos anos, será totalmente dependente de mim… Logo eu, tão livre e independente”? Bem, só você pode responder essa questão com base na sua realidade e nas suas experiências. Mas, na minha opinião, vale a pena sim.
A maternidade inaugura em nós uma coragem até então desconhecida. Ela libera acessos a cantinhos do nosso coração e da nossa alma que ninguém jamais acessou. E sabe aquela dificuldade de definir prioridades que você sempre teve? Isso simplesmente desaparece, pois a prioridade passa a caber no seu colo.
Maternidade tem a ver com empatia, com gratidão, com voltar a ser surpreendida com coisas simples, como uma flor no quintal, um desenho na tv ou um reflexo no espelho. É verdade que o tempo compartilhado com um bebê passa mais rápido, mas tem muito mais qualidade.
Dito isso, eu deixo para vocês responderem: vale a pena ter filhos. A minha opinião todos já entenderam.
Dra. Janice Sityá
Dra. Janice Sityá
Endereço: Clínica Ped&neo
Travessa Cassel, 25 | Nossa Sra de Lourdes – Santa Maria – RS | CEP 97050-110
Telefone: (55) 3033 9999
WhatsApp: (55) 99717 9854 | (55) 99117 0221