Pediatra não lê a mente dos bebês. Mas, essa habilidade não é necessária para que eu tenha a certeza de que os filhos querem que as mães se cuidem.
A campanha Outubro Rosa, que anualmente alerta as mulheres para a importância da realização de exames periódicos para o rastreio do câncer de mama, me convidou a refletir sobre rotina e saúde. Então, me senti à vontade para compartilhar meus escritos com vocês.
Toda a mãe se desnuda do individualismo e preocupar-se apenas consigo mesma já não é uma possibilidade. Até aí, tudo bem. O problema é jamais voltar a olhar para si com o mesmo amor.
Mãe, seu bebê quer te ver feliz e com saúde. Talvez ele fique com saudades enquanto você está no médico. Pode ser que ele sinta ansiedade da separação no dia que você for fazer exames de rotina. Isso acontece porque ele ama você. E amor é sinônimo de cuidado.
O que eu quero dizer com isso? Que você não deve se abandonar. Eu sei que o dia a dia é exaustivo, que muitos compromissos precisam ser conciliados e que a privação do sono faz com que a gente deixe de ter vontade de sair de casa.
Mas, mãe… Pense no seu bebê e nos tantos planos que vocês têm juntos! Ele é a própria motivação para que você esteja saudável e possa viver as mais intensas experiências da maternidade. Por isso, ao menos esse mês, reserve um momento só para você. Faça o autoexame das mamas, vá ao médico, realize um check-up.
Seu filho pode não falar ainda, mas eu tenho certeza que ele daria esse mesmo conselho a você.
Dra. Janice Sityá
Endereço: Clínica Ped&neo
Travessa Cassel, 25 | Nossa Sra de Lourdes – Santa Maria – RS | CEP 97050-110
Telefone: (55) 3033 9999
WhatsApp: (55) 99717 9854 | (55) 99117 0221